sábado, 16 de julho de 2011

Fonte de Potência Real ou Nominal?

Micro novo, velho, não importa! Não seja negligente


Muitos usuários quando vão comprar um computador, tem a atenção toda voltada para o modelo da placa-mãe, clock do processador, a capacidade de armazenamento do disco rígido, e a quantidade de memórias. Mas negligenciam, em minha opinião, o componente mais importante. Que é a Fonte de alimentação, o “combustível” para que as peças de um computador funcionem corretamente.

A Fonte de Alimentação é responsável por prover eletricidade a todos os componentes do computador. Cuja função é converter a tensão alternada (110 e 220V) fornecida pela rede elétrica presente na tomada de sua casa em tensão contínua (+3,3V, +5V e +12V) utilizadas pelos componentes eletrônicos do computador.

Uma fonte de boa qualidade e capacidade bem dimensionada, aumenta a vida útil do seu computador e reduz o gasto em sua conta de luz.

E que fonte comprar diante de tanta oferta?
No mercado são comercializadas dois tipos a fonte nominal (chamada de genérica) e a fonte real; que é de boa qualidade.

A fonte genérica tem valores de potência nominais que não correspondem aos valores reais. Ex. valor nominal de 500W, mas na prática oferecem 200W. Muito abaixo da recomendação mínima de 450Watts de potência real para o bom funcionamento do equipamento; fazendo com que o seu computador não ligue, congele ou tenha desligamentos aleatórios.

Já a fonte com potência real, além de fornecer a potência prometida, possui componentes de melhor qualidade que suportam uma demanda maior de consumo.

Qual a melhor marca?
De fato existem diversas marcas sendo comercializadas. Inclusive, fontes ditas de potência real de marcas desconhecida e sem tradição. Portanto, listo abaixo as marcas de boa qualidade e confiáveis.

Corsair, OCZ, Huntkey, Antec, Zalman, Tuniq, Thermaltake, Akasa, Cooler Master, Enermax, TTGI e Vantec.

Quanto custa uma fonte?
As fontes genéricas custam por volta de R$35,00, já o valor de uma fonte de 450 Watts de potência real tem o seu valor a partir de R$120,00

Consideração final
A maior parte dos computadores, tanto os que saem das fábricas como os que são montados por profissionais autônomos e lojistas, trazem fonte de alimentação genérica em sua configuração. Isso, por conta do baixo custo. Portanto, avalie a possibilidade de substituir a fonte atual do seu computador por uma “Fonte de Potência Real”.

Nenhum comentário: