segunda-feira, 8 de maio de 2017
domingo, 7 de maio de 2017
Notebook desligando sozinho
Hoje, eu recebi um chamado para fazer manutenção de notebook em Laranjeiras. A propósito eu faço atendimento no Centro, Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio de Janeiro (Laranjeiras, Largo do Machado, Catete, Flamengo, Botafogo, Urca, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico e Humaitá).
O problema:
O notebook desliga e/ou congela, repentinamente, após alguns minutos de funcionamento. O cliente também relatou que o navegador Google Chrome não está funcionando.
Avaliação:
Bom, isso acontece por diversas razões. Portanto, é preciso fazer uma análise criteriosa e detalhada para identificar o problema e agir de modo mais apropriado e assertivo.
Que razões são essas?
Superaquecimento, fonte de alimentação com defeito ou ineficiente, bateria, memória ram, disco rígido com defeito e arquivos de sistema danificados.
Testes:
Como são muitas possibilidades eu realizei diversos testes para ir eliminando as supostas causas de defeito. Então, realizei testes de memória, teste de disco rígido, teste de fonte de alimentação e teste de bateria. Até aqui tudo funcionando. Então perguntei ao cliente quanto tempo não fazia manutenção com limpeza no interior do notebook? Tais como limpeza de cooler e dissipador de calor. Ele respondeu que nunca haviam aberto o equipamento.
Como o notebook era antigo (2 anos) não tive dúvida!!! Esse desligamento é por conta de sujeira.
Os notebooks e desktops possuem um sistema de proteção que atuam sempre que os componentes atingem uma determinada temperatura eles desligam automaticamente para não queimar.
Solução:
Então desmontei o notebook e fiz uma limpeza interna (no cooler, no dissipador e nas demais peças e partes). Nossa, muita sujeira! Depois de limpo e montado fiz uma manutenção no sistema para corrigir o outro problema referente ao Google Chrome que não estava funcionando. Onde pude descobrir que o programa estava com arquivo corrompido e assim impedindo o seu funcionamento. Aí o desinstalei e instalei uma versão mais recente. Aproveitei e rodei o antivírus e limpei mais de 800 arquivos infectados.
Pronto! tudo voltou ao normal e o computador até apresentou um desempenho excepcional, segundo as palavras do cliente.
domingo, 23 de abril de 2017
OneDrive serviço nas nuvens da Microsoft
É um serviço, online, de armazenamento de dados (arquivos de texto, imagens etc). É um serviço personalizado cujo acesso se da com um login e senha, previamente, cadastrado. É um serviço seguro. É como se fosse um pendrive virtual.
Até 15 GB de espaço serviço gratuíto.
- Você pode acessar os seus arquivos em qualquer lugar e de qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet e smartphone).
- Você pode editar documentos modificar seu conteúdo.
- Você pode compartilhar para trabalhar em conjunto com qualquer pessoa.
Para ter acesso ao serviço você precisa ter uma conta Microsoft . Tanto pode ser o antigo e-mail Hotmail como o novo e-mail da Microsoft que se chama Outlook; ou qualquer e-mail previamente transformado em conta Microsoft.
Existem 02 formas de você acessar o OneDrive. Através da página web digitando o endereço WWW.onedrive.com ou usando o aplicativo do OneDrive que precisa ser instalado no seu dispositivo.
Quem tem o Windows 10 instalado no dispositivo o aplicativo OneDrive já vem instalado de fábrica.
Aqui na videoaula eu vou usar o aplicativo do OneDrive que veio instalado em meu computador junto com o Windows 10.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
Impressora não funciona
Um grande volume dos chamados não se trata de defeito da
impressora, como pensam os clientes e, sim configuração inadequada.
Uma
boa parte de usuários costumam instalar o driver básico da impressora que
segundo o fabricante é o suficiente para funcionar a impressora e o scanner.
Até concordo, mas já deparei com muitas situações que não funcionavam. E casos
em que funcionava a impressão mas não o scanner ou o contrário. E solucionei.
Apenas, desinstalando o Driver Básico e instalando o driver completo. E também
as atualizações críticas disponíveis no site do fabricante.
Uma outra causa de problemas com a impressora é o cabo de dados.
Tem muito cabo ruim no mercado.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Barra de Tarefas do Windows
É um local dentro da área de trabalho que usamos com muita frequência
e que damos pouca atenção.
Localizada no rodapé da tela, tem como uma das funções
permitir acesso rápido a informações (através de atalhos de programas fixado
nela) de uso frequente e aplicativos ativos (ícones de programas que estão
abertos no momento).
Ainda na “Barra de Tarefas” podemos usar a “Ferramenta de
Pesquisa” para localizar arquivos e programas dentro do computador ou pesquisar
assunto na internet. Acessar e gerenciar o Calendário, Relógio, Conexão com a
internet, Alto falante, Ícones ocultos, Central de ações.
Acesse o vídeo acima para saber mais.
O que é Área de Trabalho do Windows
Área de trabalho do Windows
Área de Trabalho do Windows, também conhecida como “Desktop”
é um ambiente gráfico que é exibido após iniciar o Windows.
É o local onde iniciamos, de fato, nossas tarefas. É um
ambiente, totalmente, personalizável; onde você pode configurar de acordo com o
seu gosto pessoal. Digo: você pode colocar os ícones na posição que quiser,
mudar a tela de fundo, mudar os formatos dos ícones, exibir ícones grandes, médios
ou pequenos, ativar e desativar teclas de atalhos, ativar e desativar ícones de
bandeja, girar a tela 90, 180 ou 270 graus, exibir e editar as configurações
gráficas.
Além da personalização acima, você também pode acessar todas
as funções do sistema, programas e arquivos através do botão “Menu Iniciar”.
Na Área de Trabalho tem também a “Barra de Tarefas” que
acomoda diversas ferramentas (utilitários) e funções. Tais como “Ferramenta de
Pesquisa, Central de Ações, Ícones ocultos, Relógio, Calendário, Conexão com a
Internet, Idioma, Alto falante, Aero Pack etc.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Configurar Rede Wi-Fi no Smartphone
Para acessar a internet via wi-fi, wireless ou rede sem-fio você precisa, antes, configurá-la. Você pode fazer quantas configurações quiser; tipo configurar rede de casa, trabalho, pública etc. Uma vez configurada ela se conecta automaticamente quando você estiver no local. Mas, antes é importante ter a mão o nome e a senha da rede (para usarmos na configuração) que você pretende se conectar.
Para configurar, toque no ícone "Menu", depois no ícone "Configurar" e depois na opção "Wi-Fi". Observe que será listado o nome de várias redes sem-fio que estão disponíveis no local em que você está. Então é só tocar no nome da rede que você quer se conectar e depois digitar a senha da rede, aguarde alguns segundos e pronto. Será exibido o termo "Conectado" abaixo do nome da rede.
Para configurar, toque no ícone "Menu", depois no ícone "Configurar" e depois na opção "Wi-Fi". Observe que será listado o nome de várias redes sem-fio que estão disponíveis no local em que você está. Então é só tocar no nome da rede que você quer se conectar e depois digitar a senha da rede, aguarde alguns segundos e pronto. Será exibido o termo "Conectado" abaixo do nome da rede.
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