sábado, 7 de agosto de 2021

O que é Inteligência Artificial (AI)?

 


Inteligência artificial (IA) se refere à simulação da inteligência humana em máquinas programadas para pensar como humanos e imitar suas ações. O termo também pode ser aplicado a qualquer máquina que exiba características associadas à mente humana, como aprendizado e resolução de problemas.

A característica ideal da inteligência artificial é sua capacidade de racionalizar e realizar ações que tenham a melhor chance de atingir um objetivo específico. Um subconjunto da inteligência artificial é o aprendizado de máquina , que se refere ao conceito de que programas de computador podem aprender automaticamente e se adaptar a novos dados sem serem assistidos por humanos. As técnicas de aprendizado profundo permitem esse aprendizado automático por meio da absorção de grandes quantidades de dados não estruturados, como texto, imagens ou vídeo.


PRINCIPAIS VANTAGENS

- Inteligência artificial refere-se à simulação da inteligência humana em máquinas.

- Os objetivos da inteligência artificial incluem aprendizado, raciocínio e percepção.

- A IA está sendo usada em diferentes setores, incluindo finanças e saúde.

- A IA fraca tende a ser simples e orientada para uma única tarefa, enquanto a IA forte realiza tarefas que são mais complexas e humanas.


Compreendendo a Inteligência Artificial (IA)

Quando a maioria das pessoas ouve o termo inteligência artificial, a primeira coisa em que geralmente pensa é em robôs . Isso porque filmes e romances de grande orçamento tecem histórias sobre máquinas semelhantes a humanos que causam estragos na Terra. Mas nada poderia estar mais longe da verdade.

A inteligência artificial baseia-se no princípio de que a inteligência humana pode ser definida de forma que uma máquina possa facilmente imitá-la e executar tarefas , desde as mais simples até as mais complexas. Os objetivos da inteligência artificial incluem imitar a atividade cognitiva humana. Pesquisadores e desenvolvedores da área estão fazendo avanços surpreendentemente rápidos na imitação de atividades como aprendizagem, raciocínio e percepção, na medida em que podem ser definidas de forma concreta. Alguns acreditam que os inovadores podem em breve ser capazes de desenvolver sistemas que excedem a capacidade dos humanos de aprender ou raciocinar sobre qualquer assunto. Mas outros permanecem céticos porque toda atividade cognitiva está ligada a julgamentos de valor que estão sujeitos à experiência humana.

À medida que a tecnologia avança, os benchmarks anteriores que definiam a inteligência artificial tornam-se desatualizados. Por exemplo, máquinas que calculam funções básicas ou reconhecem texto por meio do reconhecimento óptico de caracteres não são mais consideradas como incorporando inteligência artificial, uma vez que essa função agora é considerada uma função inerente do computador.

A IA está em constante evolução para beneficiar muitos setores diferentes. As máquinas são conectadas usando uma abordagem interdisciplinar baseada em matemática, ciência da computação, linguística, psicologia e muito mais.

Importante:

Os algoritmos frequentemente desempenham um papel muito importante na estrutura da inteligência artificial, onde algoritmos simples são usados ​​em aplicações simples, enquanto os mais complexos ajudam a estruturar uma inteligência artificial forte.


Aplicações de Inteligência Artificial

As aplicações da inteligência artificial são infinitas. A tecnologia pode ser aplicada a diversos setores e indústrias. A IA está sendo testada e usada no setor de saúde para dosar medicamentos e diferentes tratamentos em pacientes e para procedimentos cirúrgicos na sala de cirurgia.

Outros exemplos de máquinas com inteligência artificial incluem computadores que jogam xadrez e carros autônomos . Cada uma dessas máquinas deve pesar as consequências de qualquer ação realizada, pois cada ação afetará o resultado final. No xadrez, o resultado final é vencer o jogo. Para carros autônomos, o sistema de computador deve levar em conta todos os dados externos e computá-los para agir de uma forma que evite uma colisão.

A inteligência artificial também tem aplicações no setor financeiro , onde é usada para detectar e sinalizar atividades bancárias e financeiras, como uso incomum de cartão de débito e grandes depósitos em conta - todos os quais ajudam o departamento de fraude de um banco. Os aplicativos para IA também estão sendo usados ​​para ajudar a agilizar e tornar a negociação mais fácil. Isso é feito tornando a oferta, a demanda e o preço dos títulos mais fáceis de estimar.


Como é usada?

inteligência artificial geralmente se enquadra em duas categorias amplas: 


> Narrow AI:

esse tipo de inteligência artificial opera dentro de um contexto limitado e é uma simulação da inteligência humana. A IA estreita costuma se concentrar na execução de uma única tarefa extremamente bem e, embora essas máquinas possam parecer inteligentes, elas estão operando com muito mais restrições e limitações do que a inteligência humana mais básica. 

Alguns exemplos de Narrow AI incluem: 

- pesquisa do Google

- Software de reconhecimento de imagem

- Siri, Alexa e outros assistentes pessoais

- Carros autônomos

- Watson da IBM


> Artificial General Intelligence (AGI):

é o tipo de inteligência artificial que vemos nos filmes, como os robôs de  Westworld  ou Data from  Star Trek: The Next Generation . AGI é uma máquina com inteligência geral e, assim como um ser humano, pode aplicar essa inteligência para resolver qualquer problema. 


EXEMPLOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

- Assistentes inteligentes (como Siri e Alexa)

- Mapeamento de doenças e ferramentas de previsão

- Robôs de fabricação e drones

- Recomendações de tratamento de saúde otimizadas e personalizadas

- Bots de conversação para marketing e atendimento ao cliente

- Robo-assessores para negociação de ações

- Filtros de spam em e-mail

- Ferramentas de monitoramento de mídia social para conteúdo perigoso ou notícias falsas

- Recomendações de músicas ou programas de TV do Spotify e Netflix


Fonte:

https://www.investopedia.com/terms/a/artificial-intelligence-ai.asp

leitura complementar:

https://builtin.com/artificial-intelligence


Um abraço carinhoso e até o próximo post.


Augusto de Sá, Instrutor e Analista de Suporte Técnico de TI, com mais de 22 anos de experiência.

Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil


https://www.micro24horas.com.br


Nenhum comentário: